A avaliação neuropsicológica como testagem é também conhecido como exame neuropsicológico. Trata-se de um exame não invasivo que permite avaliar com maior detalhe o desempenho do funcionamento cerebral e suas funções cognitivas.
Durante a avaliação neuropsicológica ocorre uma interação entre psicólogo e paciente onde ocorrerão entrevistas e aplicação de testes, e entrega do laudo, que servem de subsídio para auxiliar no diagnósticos de neurologistas, psiquiatras, psicopedagogos, e de psicólogos.
O principal objetivo do exame neuropsicológico é identificar e avaliar a gravidade de alterações cognitivas, proporcionando uma análise qualitativa e quantitativa das conseqüências desses déficits na vida cotidiana de cada pessoa.
O exame neuropsicológico acontece ao longo de 7 a 12 sessões e contempla as seguintes etapas:
Entrevista Inicial
Aplicação de Testes
Devolução do Laudo
Como devo me preparar para o exame neuropsicológico?
Eu normalmente recomendo que o paciente informe ao neuropsicólogo se houve qualquer intercorrência como insônia, nervosismos associados a fatores externos, entre outros, que possa influenciar no padrão de resposta testado.
Leve para a consulta cópias e entregue ao neuropsicólogo durante a fase de entrevista documentos como:
Encaminhamentos médicos;
Relatórios escolares;
Exames de imagem;
Receituário com medicações que estão sendo tomadas;
Se a pessoa que vai ser avaliada usa regularmente óculos ou aparelho auditivo, recomenda-se levá-los também durante as consultas.
Como acontece a entrevista inicial?
Inicia-se com uma anamnese com familiares para entender o comportamento e desempenho do indivíduo e sua rotina.
A idéia é ouvir informações que permitam contextualizar o desempenho do indivíduo nas suas atividades diárias e conhecer o seu histórico familiar.
Na entrevista inicial compareça acompanhada de alguém com quem conviva. Os relatos podem ser muito importante para o exame.
Tente dormir bem na noite anterior e alimente-se bem para não estar em jejum ou com fome no momento da avaliação.
O que os testes avaliam?
Os testes neuropsicológicos são aplicados para avaliar as funções cognitivas e comportamentais, como:
Memória;
Atenção;
Raciocínio lógico;
Fluência verbal;
Velocidade do fluxo de pensamento;
Entre outras.
Ao longo dos testes compara-se as respostas dadas pela pessoa avaliada com as do grupo normativo (conjunto de pessoas saudáveis com escolaridade e idade semelhantes), para averiguar se estamos perante um quadro patológico, normativo ou superior ao padrão (em casos de altas habilidades).
Quando recebo o laudo final?
Em até 15 dias após a última aplicação dos testes, gera-se um laudo da avaliação neuropsicológica.
Essa consulta final destina-se a explicar à pessoa e à sua família o significado dos resultados da avaliação e a sua implicação no dia-a-dia.
O objetivo do laudo não é comunicar um diagnóstico (essa é uma competência do médico responsável), mas sim descrever o perfil cognitivo e emocional da pessoa e fornecer-lhe estratégias para ultrapassar quaisquer limitações que possam existir.
Commentaires