Você já ouviu falar na neuropsicologia? William Oslert, nos Estados Unidos, utilizou pela primeira vez o termo “neuropsicologia no ano de 1913, para definir o estudo que associa o comportamento humano às funções do cérebro e ajuda a descobrir e a compreender padrões de comportamento.
É por meio da avaliação neuropsicológica, que investigamos quais as funções cognitivas que estão preservadas e quais estão sendo comprometidas, utilizando instrumentos padronizados como testes e escalas para avaliar as cognições de acordo com a queixa que o paciente apresenta.
Mas quando devo realizar uma avaliação neuropsicológica?
A avaliação psicológica pode ser requerida em alguns casos como por exemplo:
Trânsito.
Porte de armas.
Alguns concursos públicos.
Forças armadas.
Procedimentos cirúrgicos como bariátrica e esterilização voluntária (vasectomia e laqueadura)
Reprodução assistida.
Transplante de órgãos.
Aviação civil.
Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) como: Autismo Infantil, Autismo Atípico, Síndrome de Asperger, dentre outros.
Em crianças e adolescentes que apresentem: Déficit de Atenção; Hiperatividade; Problemas de Comportamento; Problemas de Aprendizagem (leitura, escrita ou cálculo).
Adultos que tiveram Traumatismo Craniano; Acidente Vascular Cerebral (AVC); Perda de Memória; Demência; Doença de Parkinson.
Problemas cognitivos decorrentes do uso abusivo de álcool ou consumo de drogas;
Transtornos Alimentares como por exemplo: Anorexia; Bulimia; Compulsão Alimentar; Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo.
Para que serve a avaliação neuropsicológica?
A avaliação neuropsicológica ajuda a oferecer diagnósticos mais precisos para os pacientes, principalmente em contextos em que alguns sintomas não aparecem tão claramente na rotina.Isso deve-se ao fato da avaliação neuropsicológica servir para analisar como estão as funções mentais e de que forma uma pessoa é afetada por dificuldades neuropsicológicas.
Por exemplo, em casos de doenças neurodegenerativas, a avaliação neuropsicológica podem ajudar a indicar precocemente alterações na atenção ou memória que não estejam sendo percebidas no dia a dia do paciente. Enfim, a avaliação neuropsicológica é um exame que tem como objetivo mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo, avaliando suspeitas de alterações cognitivas que podem ser decorrentes de desordens neurológicas e outros transtornos. Por isso a avaliação neuropsicológica é muito importante para escolher quais as intervenções necessárias para reabilitação dos pacientes que sofrem de algum transtorno ou situação das citadas anteriormente.
.
Commentaires